Investimento

Perfil investidor – Descubra qual é o seu agora mesmo

Descobrir o seu perfil investidor é uma das maneiras de entender exatamente qual é a melhor modalidade para você começar e lucrar alto.

Pensando nisso, separamos cada um dos perfis e as principais características de cada um.

Vamos começar?

Perfil Conservador:

O perfil conservador é um dos mais comuns para quem está começando a investir agora e ainda detém pouco conhecimento ou tem um pouco de medo do mercado.

Seguindo essa linha, quem se encaixa aqui é aquele que preza, primeiramente, pela segurança do negócio.

Caso contrário, sem segurança garantida, nenhum negócio é fechado.

Justamente por isso, é muito comum que esses acabem escolhendo investimento de baixo risco, visando preservar o patrimônio.

Há algum tempo, o investidor conservador englobava pessoas mais velhas, com 40 anos ou mais e que, quase sempre, já tinha família ou alguém que dependia financeiramente dele.

Entretanto, isso não é uma regra.

Por isso, esse perfil também pode envolver pessoas mais novas, que estão começando agora e ainda escolhendo o melhor portfólio, antes de arriscar mais.

Assim, é comum que esses escolham uma corretora segura e não a abandonem tão facilmente.

Perfil Investidor Moderado:

O perfil investidor moderado é aquele que fica entre o último dessa lista e o conservador, ou seja, é aquele que oscila um pouco entre as opções disponíveis no mercado.

Frequentemente, o moderado é aquele que já tem algum conhecimento de mercado e até está disposto a se arriscar um pouco nos investimentos.

Porém, não quer abrir mão da segurança.

Em alguns casos, esse é definido como aquele que preza pela segurança, mas que pode abrir mão disso em ocasiões especiais, visando um retorno mais positivo para o bolso.

O investidor moderado é bastante comum entre as pessoas mais jovens, que estão focando em um futuro planejado e com objetivos bastante específicos.

É importante dizer que quem se encaixa nesse perfil tende a oscilar mais entre os diversos tipos de investimentos.

Perfil Arrojado:

Por fim, o terceiro perfil investidor é o arrojado, que se caracteriza por envolver grupos de pessoas dispostas a correr maiores riscos.

Como resultado, é comum que esses estejam dispostos a investir na Bolsa ou nas criptomedas, como o Bitcoin.

A dica geral, é que indivíduos com esse perfil tendem a ser aqueles que conhecem melhor o mercado e que estão dispostos a estudar, encontrar corretoras e outras instituições que lhe auxiliem e assim por diante.

O desafio desse perfil é ser capaz de lidar com os altos e baixos, que vão acontecer, e aproveitar essas oscilações como meio de lucrar.

Exemplo disso são aqueles que fazem a compra e venda de moedas diárias, aproveitando os picos.

Também é muito comum que o perfil arrojado tenha um portfólio variado, com várias opções de investimentos, onde a segurança não é o ponto principal, mas sim a chance de lucro.

Existe algum outro perfil investidor?

Em geral, todos os indivíduos são caracterizados de acordo com esses três tipos, mas é possível que você seja uma variante.

Isso quer dizer, que existe a chance de você ser um superconservador ou mesmo um investidor super arrojado.

Isso acontece porque, cada indivíduo tem características bastante específicas, se encaixando mais facilmente em algo como uma “modalidade própria”.

De qualquer forma, o mais comum é que você acabe escolhendo por algum perfil investidor desses citados, que abrangem uma grande categoria de público.

É importante ressaltar ainda que tem havido um crescimento dos chamados investidores malucos.

Esses seriam aqueles que investem mesmo sem nenhum embasamento, sendo ainda mais ousados que o perfil arrojado.

Para finalizar, ainda ficou com alguma dúvida?

Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar ou aproveite para compartilhar o seu perfil investidor e o que gostaria de ver aqui na página.

Grande abraço e até o próximo post!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo